jusbrasil.com.br
10 de Abril de 2020

Dicas para preparação de Sustentação Oral no TRT

Compartilho alguns detalhes práticos que foram essenciais na preparação para minha primeira Sustentação Oral.

Taís Nantes, Advogado
Publicado por Taís Nantes
há 5 meses

Minha primeira Sustentação Oral, desejo de algum tempo realizado após muito estudo e preparação!

Comecei a advogar em 2017, mas faço estágio desde 2012 e sempre admirei a Advocacia em Tribunais. Acho o auge da atuação dos advogados. Quando tive a oportunidade, me preparei e encarei o desafio!

Decidi compartilhar com vocês algumas dicas práticas para este momento:

1º- Assista pelo menos duas sessões de julgamento da Turma que irá sustentar, isso serve para verificar a atuação dos outros colegas e entender um pouco mais dos julgadores da turma.

2º Leia o Regimento Interno do seu Tribunal para saber o trâmite. No TRT24, por exemplo, os pedidos de sustentação podem ser feitos por telefone ou e-mail a partir da publicação da data do julgamento até o início da sessão de julgamento.

3º Entregue memorais. Após pautar a data do julgamento vá aos gabinetes conversar com o Desembargador Relator e demais que compõem a turma, isso te dará um norte no que mais focar na hora da sustentação.

4º Prepare um roteiro. Aprendi com uma amiga Advogada a estruturar toda a sustentação, desde o Boa Tarde, modo de tratamento colocando o nome de cada membro da turma, e representante do MPT.

5º Treine o que vai falar dentro do tempo disponível. Em regra, você terá 10 minutos. No meu caso, ligava o cronometro e iniciava a Sustentação. Treine também a sua entonação de voz, dando enfoque nos trechos mais importantes.

6º Evite mencionar leis e regras processuais, dê foco aos fatos que merecem destaque, sabemos que os Desembargadores que estão lhe ouvindo conhecem as leis trabalhistas, ler o artigo de lei só diminuirá seu tempo de fala.

7º Não seja agressivo ou ofensivo em sua sustentação. É importante manter a postura e respeito, para receber em troca. Seja claro e objetivo.

8º Espire fundo e boa sorte!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)